Oferta educativa

Uma educação integral

No nosso Colégio pretendemos Educar crianças completas, realizadas, orientadas por valores sólidos e implicadas na construção de um futuro melhor. Formamos cidadãos conscientes e atuantes, com competências globais para melhor se adaptarem às exigências de um Mundo em constante transformação.

Recebemos e acompanhamos crianças desde o Berçário até ao final do 1.º Ciclo do Ensino Básico, num ambiente acolhedor e familiar, privilegiando como elementos fundamentais na formação dos nossos alunos: o aprender a ser, o aprender a conhecer, o aprender a fazer e o aprender a viver juntos.

Educação socioemocional

Promovemos ativamente o desenvolvimento de competências socioemocionais nos nossos alunos, desenvolvendo atividades que trabalham aspetos como o autoconhecimento, o reconhecimento de emoções, a empatia, a autoconfiança, a relação com os outros, a resiliência e o crescimento pessoal.

Dimensões pessoal, de aquisição do conhecimento e da cidadania

No cumprimento da educação integral dos alunos, o nosso projeto educativo compreende três dimensões-chave: pessoal – desenvolvimento da autonomia, tomada de decisão e resolução de problemas, da aquisição do conhecimento – desenvolvimento das áreas de conteúdo das orientações curriculares e das aprendizagens essenciais, e do exercício da cidadania – desenvolvimento de ações solidárias e de impacto social que envolvem toda a comunidade escolar.

Participação ativa das famílias

Valorizamos e promovemos o contributo das famílias na construção do nosso projeto de escola que incentiva a participação ativa e a presença dos pais nas diversas atividades do nosso quotidiano. Acreditamos que esta parceria contribui para um mais saudável desenvolvimento dos nossos alunos e para facilitar os seus processos de aprendizagem.

Oferta educativa

AtividadeS curriculares incluídas

• Inglês
• Música
• Psicomotricidade

As nossas salas dA CRECHE

• Sala do Berçário A
• Sala do Berçário B
• Sala da Creche A
• Sala da Creche B
• Sala da Creche C

Creche

Num ambiente securizante, despertamos para o Mundo e conquistamos as primeiras aprendizagens

Nos três primeiros anos de vida, as crianças apreendem através da exploração ativa do seu corpo e da interação com os outros para descobrir o Mundo que as rodeia.

Na nossa Creche privilegiamos a relação afetiva, num ambiente securizante, organizado, estimulante e flexível, promovendo na criança capacidades como: conhecimento de si próprio, autonomia, segurança, curiosidade, comunicação e linguagem, e relações afetivas e sociais.

As conquistas das nossas crianças em Creche têm como base as três Áreas do Desenvolvimento: Pessoal e Sócio- Emocional (capacidade de se relacionar com o outro, brincar, comunicar, aprender, enfrentar desafios e expressar emoções), Cognitivo (estrutura do pensamento, linguagem oral, pensamento lógico-matemático e científico e organização temporal) e Físico-Motor (motricidade fina e grossa, esquema corporal e organização espacial).

Numa etapa do desenvolvimento infantil em que o envolvimento e valorização da família assumem especial importância, o trabalho é sempre realizado em estreita ligação com os pais, num ambiente afetivo e de mútua partilha.

AtividadeS curriculares incluídas

• Inglês
• Música
• Educação Física
• TIC
• Oficina das Artes
• One Moment

As nossas salas dO PRÉ-ESCOLAR

• Sala do Pré-escolar A
• Sala do Pré-escolar B
• Sala do Pré-escolar C

Pré-escolar

De mãos dadas, construímos o nosso conhecimento

No Colégio da Fonte acreditamos na criança, e na importância da descoberta precoce e contextualizada do mundo e das relações. Em grupo, aguça-se a curiosidade, explora-se o mundo que nos rodeia, e desenvolvem-se projetos em sala, estimulando os processos de aprendizagem e de co-construção do conhecimento, num ambiente de escuta, partilha e cooperação.

Nesta faixa etária, complexificam-se as emoções e, como tal, reconhecê-las, utilizá-las e/ou controlá-las são aspetos essenciais no desenvolvimento global da criança. Assim, no Colégio da Fonte proporcionamos à criança vivências que lhes permitam desenvolver a inteligência socioemocional.

Respeitamos as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, abordando as áreas de conteúdo – Formação Pessoal e Social, Expressão e Comunicação e Conhecimento do Mundo – de forma transversal, complementando-as com atividades curriculares próprias ao nosso projeto educativo.

Tendo em consideração os vários estilos de aprendizagem, e a premissa de que cada criança é única no seu modo de aprender, o Colégio da Fonte proporciona as metodologias mais adequadas ao perfil de cada uma.

AtividadeS curriculares incluídas

• Inglês (diário)
• Música (semanal)
• Educação física (bissemanal)
• Artes Visuais (semanal)
• TIC (semanal)
• One Moment (bissemanal)
• Oficinas das Ciências e do Ambiente (mensal)

As nossas salas dO 1º CICLO

• 1º Ano
• 2º Ano
• 3º Ano
• 4º Ano

1º Ciclo

Caminhando juntos, construímos as nossas aprendizagens e valores

No primeiro ciclo, respeitamos as particularidades de cada aluno, cognitiva, social e emocionalmente, sendo elas o nosso ponto de partida para estruturar um trabalho pedagógico centrado no desenvolvimento de cinco competências fundamentais: autonomia, cooperação, comunicação, responsabilidade e pensamento crítico.

O Colégio da Fonte valoriza procedimentos e práticas pedagógicas que orientam o aluno no seu processo de aprendizagem, reconhecendo-lhe um perfil único na forma como apreende a informação e adquire conhecimentos.

O processo de ensino-aprendizagem centra-se no desenvolvimento dos conhecimentos, capacidades e atitudes, essenciais no início do percurso académico e base de todas as aprendizagens futuras, promovendo-se a interligação entre objetivos académicos e socioemocionais.

Acreditamos que a escola deve ser um espaço de diálogo, dúvida, discussão, questionamento e partilha de saberes; onde há lugar para transformações, para as diferenças, para o erro, para a colaboração mútua e para a criatividade. Defendemos o cumprimento de normas, valores e princípios que enquadram um contexto de inovação e motivação do aluno para o sucesso pessoal e académico.

O recurso a metodologias ativas é fundamental para permitir a cada aluno a aquisição de aprendizagens básicas e estruturais de que necessitará ao longo de toda a sua vida, na adaptação a uma realidade em constante e acelerada transformação.

No cumprimento do nosso projeto educativo, vamos além do currículo, trabalhando projetos que, de uma forma transversal, abarcam as áreas de competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, aprofundando aprendizagens e atitudes específicas que valorizamos como nucleares.

Creche

Num ambiente securizante, despertamos para o Mundo e conquistamos as primeiras aprendizagens

Nos três primeiros anos de vida, as crianças apreendem através da exploração ativa do seu corpo e da interação com os outros para descobrir o Mundo que as rodeia.

Na nossa Creche privilegiamos a relação afetiva, num ambiente securizante, organizado, estimulante e flexível, promovendo na criança capacidades como: conhecimento de si próprio, autonomia, segurança, curiosidade, comunicação e linguagem, e relações afetivas e sociais.

As conquistas das nossas crianças em Creche têm como base as três Áreas do Desenvolvimento: Pessoal e Sócio- Emocional (capacidade de se relacionar com o outro, brincar, comunicar, aprender, enfrentar desafios e expressar emoções), Cognitivo (estrutura do pensamento, linguagem oral, pensamento lógico-matemático e científico e organização temporal) e Físico-Motor (motricidade fina e grossa, esquema corporal e organização espacial).

Numa etapa do desenvolvimento infantil em que o envolvimento e valorização da família assumem especial importância, o trabalho é sempre realizado em estreita ligação com os pais, num ambiente afetivo e de mútua partilha.

Detalhes
ATIVIDADES CURRICULARES INCLUÍDAS

• Inglês
• Música
• Psicomotricidade

AS NOSSAS SALAS DA CRECHE

• Sala do Berçário A
• Sala do Berçário B
• Sala da Creche A
• Sala da Creche B
• Sala da Creche C

Pré-Escolar

De mãos dadas, construímos o nosso conhecimento

No Colégio da Fonte acreditamos na criança, e na importância da descoberta precoce e contextualizada do mundo e das relações. Em grupo, aguça-se a curiosidade, explora-se o mundo que nos rodeia, e desenvolvem-se projetos em sala, estimulando os processos de aprendizagem e de co-construção do conhecimento, num ambiente de escuta, partilha e cooperação.

Nesta faixa etária, complexificam-se as emoções e, como tal, reconhecê-las, utilizá-las e/ou controlá-las são aspetos essenciais no desenvolvimento global da criança. Assim, no Colégio da Fonte proporcionamos à criança vivências que lhes permitam desenvolver a inteligência socioemocional.

Respeitamos as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, abordando as áreas de conteúdo – Formação Pessoal e Social, Expressão e Comunicação e Conhecimento do Mundo – de forma transversal, complementando-as com atividades curriculares próprias ao nosso projeto educativo.

Tendo em consideração os vários estilos de aprendizagem, e a premissa de que cada criança é única no seu modo de aprender, o Colégio da Fonte proporciona as metodologias mais adequadas ao perfil de cada uma.

Detalhes
ATIVIDADES CURRICULARES INCLUÍDAS

• Inglês
• Música
• Educação Física
• TIC
• Oficina das Artes
• One Moment

AS NOSSAS SALAS DO PRÉ-ESCOLAR

• Sala do Pré-escolar A
• Sala do Pré-escolar B
• Sala do Pré-escolar C

1º Ciclo

Caminhando juntos, construímos as nossas aprendizagens e valores

No primeiro ciclo, respeitamos as particularidades de cada aluno, cognitiva, social e emocionalmente, sendo elas o nosso ponto de partida para estruturar um trabalho pedagógico centrado no desenvolvimento de cinco competências fundamentais: autonomia, cooperação, comunicação, responsabilidade e pensamento crítico.

O Colégio da Fonte valoriza procedimentos e práticas pedagógicas que orientam o aluno no seu processo de aprendizagem, reconhecendo-lhe um perfil único na forma como apreende a informação e adquire conhecimentos.

O processo de ensino-aprendizagem centra-se no desenvolvimento dos conhecimentos, capacidades e atitudes, essenciais no início do percurso académico e base de todas as aprendizagens futuras, promovendo-se a interligação entre objetivos académicos e socioemocionais.

Acreditamos que a escola deve ser um espaço de diálogo, dúvida, discussão, questionamento e partilha de saberes; onde há lugar para transformações, para as diferenças, para o erro, para a colaboração mútua e para a criatividade. Defendemos o cumprimento de normas, valores e princípios que enquadram um contexto de inovação e motivação do aluno para o sucesso pessoal e académico.

O recurso a metodologias ativas é fundamental para permitir a cada aluno a aquisição de aprendizagens básicas e estruturais de que necessitará ao longo de toda a sua vida, na adaptação a uma realidade em constante e acelerada transformação.

No cumprimento do nosso projeto educativo, vamos além do currículo, trabalhando projetos que, de uma forma transversal, abarcam as áreas de competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, aprofundando aprendizagens e atitudes específicas que valorizamos como nucleares.

Detalhes
ATIVIDADES CURRICULARES INCLUÍDAS

• Inglês (diário)
• Música (semanal)
• Educação física (bissemanal)
• Artes Visuais (semanal)
• TIC (semanal)
• One Moment (bissemanal)
• Oficinas das Ciências e do Ambiente (mensal)

AS NOSSAS SALAS DO 1º CICLO

• 1º Ano
• 2º Ano
• 3º Ano
• 4º Ano

Atividades extracurriculares

Música

Piano

Guitarra Clássica

Violino

desporto e dança

Judo

Natação 

Yoga

Futebol

Mini-Ténis

Ballet

 

 

tecnologia

The Inventors

outras

FunTime

Fale Connosco

Conheça o projeto educativo do Colégio da Fonte
e garanta uma experiência de desenvolvimento
e aprendizagem individualizada e completa.