Projetos diferenciadores

Educação inovadora e completa

No Colégio da Fonte acreditamos que um projeto educativo deve ser inovador e estimulante, capaz de envolver toda a comunidade escolar e a comunidade local, e de formar crianças felizes e completas, com atividades variadas e enriquecedoras.

Emotion School

Somos uma Emotion School e implementamos com os nossos alunos projetos específicos para desenvolvimento de competências socioemocionais onde trabalhamos aspetos como: o autoconhecimento, o reconhecimento de emoções, a empatia, a autoconfiança, a relação com os outros, a resiliência e o crescimento pessoal.

Através dos nossos projetos, incentivamos a descoberta precoce de quem são, das suas características e talentos únicos, criando um ambiente físico e humano recetivo e significativo, promotor de bem-estar emocional, e facilitador de um desenvolvimento saudável e da aquisição das aprendizagens essenciais.

Formamos crianças completas, mais tolerantes e respeitadoras, com maior capacidade de autocrítica, de resolução de conflitos e de cooperação com os pares.

No âmbito da Emotion School, os alunos do Colégio da Fonte participam em vários projetos:

 

  • One Moment

No projeto One Moment é proporcionado aos alunos do 1.º ciclo um espaço quotidiano para prática de meditação e relaxamento, com benefícios diversos ao nível do bem-estar emocional e social: tomada de consciência de si, correção de padrões respiratórios, aumento da autoestima e autoconfiança, redução do nível de stress, promoção do relaxamento, treino da atenção e da memória, estímulo da criatividade, gestão saudável das emoções, entre outros.

 

  • Ser Solidário, Ser Inclusivo

O projeto Ser Solidário, Ser Inclusivo tem como missão sensibilizar as crianças para a importância de “olhar” o outro e as suas necessidades com responsabilidade social e com espírito de entreajuda e iniciativa. Neste projeto, os nossos alunos desenvolvem iniciativas, que envolvem toda a comunidade educativa, e que os levam a interiorizar os valores da solidariedade e da inclusão, conhecendo e respeitando as diferenças individuais e sociais.

 

  • Talent To Be

Os alunos do Colégio da Fonte são incentivados a valorizar e desenvolver os seus talentos, de forma individual ou em grupo, sendo-lhes dada a oportunidade de os partilharem com a comunidade educativa, se assim o desejarem. O projeto contempla modalidades artísticas tais como: a expressão plástica, a expressão dramática, a expressão musical e a expressão oral e escrita.

Neste projeto os nossos alunos desenvolvem inúmeras competências individuais e interpessoais: autoconhecimento, autoestima, criatividade, organização, comunicação, autonomia, sensibilidade artística, cooperação, competição saudável e participação social.

oficinas das ciências e do ambiente

Com a orientação da professora, bióloga e educadora ambiental Rute Candeias, os alunos do 1.º ciclo desenvolvem atividades na área das ciências e do ambiente, incluindo aulas, projetos e saídas de campo, privilegiando sempre metodologias práticas e a interação com os elementos naturais.

Nas Oficinas pretendemos incentivar nos nossos alunos hábitos de participação e cidadania, na procura de soluções que possibilitem a melhoria da qualidade de vida na escola e na comunidade. Queremos formar cidadãos mais conscienciosos e que contribuam de forma ativa para o equilíbrio Homem-Natureza.

O Colégio da Fonte pretende ser um espaço de educação sustentável, assumindo boas práticas no respeito pelos valores ambientais e na preservação do ambiente.

To be Healthy

O Projeto To Be Healthy pretende promover hábitos e práticas alimentares mais saudáveis e sustentáveis. Em parceria com a nutricionista Mariana Bessa, da Nutrir – Consultoria em Alimentação e Nutrição, o Project To Be investe na educação alimentar dos seus alunos e na formação dos colaboradores.
O To Be Healthy inclui:

  • Revisão e diversificação das ementas (ementas variadas, equilibradas e completas, com alimentos naturais e nutrientes essenciais, e opção ovolactovegetariana);
  • Formação dos recursos humanos do Colégio (pessoal da cozinha, para treino e aperfeiçoamento dos métodos de confeção das ementas, e docentes, que darão continuidade ao projeto de educação alimentar com os alunos);
  • Sessões de educação alimentar com os alunos;
  • Workshops com as famílias.

Acreditamos que, através deste projeto transversal que envolve colaboradores, alunos e famílias, estamos a contribuir para o bem-estar da nossa comunidade educativa e para a sustentabilidade do planeta. Contribuímos para um desenvolvimento infantil mais saudável, com a introdução de mais fruta e legumes frescos, diminuição do consumo de carne e redução do uso de açúcares refinados e sal, nas nossas ementas.

Certificação cambridge

No Colégio da Fonte acreditamos que a aprendizagem do inglês é atualmente um recurso incontornável na adaptação a um mundo globalizado. Investimos na exposição precoce à língua inglesa – nas valências de creche, pré-escolar e primeiro ciclo do ensino básico.

Os nossos alunos beneficiam progressivamente de uma aprendizagem integrada da língua inglesa: em contexto imersivo e informal – naturalmente presente nas suas rotinas quotidianas – e em momentos académicos formais – aulas.

Somos uma entidade certificada Cambridge – Cambridge Educational Partner -, usufruindo de inúmeros benefícios que abrangem toda a comunidade educativa e que garantem um contexto de excelência no ensino e aprendizagem da língua inglesa.

O ensino do inglês é realizado com o currículo, os recursos e a certificação da Cambridge University. Somos Cambridge University Press | Educational Partner e Cambridge Preparation Centre for English Qualifications.

Ao longo do seu percurso académico, os nossos alunos são preparados para os exames Cambridge, especificamente para os Young Learners Exams (YLE). Os YLE estão concebidos para crianças entre os 6 e os 12 anos e subdividem-se em três exames que certificam o nível de inglês dos alunos (Pre A1 Starters, A1 Movers e A2 Flyers) nas competências de oralidade, leitura e escrita (listening, speaking, reading, writing). Os exames são realizados nas instalações do Colégio da Fonte ou de outro Colégio To Be.

To be parent

O Project To Be incentiva, nas suas escolas, um ambiente familiar e afetivo, com a participação dos pais como elementos centrais dos processos educativos, valorizando a abertura e a cooperação dentro da comunidade escolar.

No cumprimento dos valores To Be haverá a organização de sessões de informação abertas às famílias ou de sessões temáticas de educação parental.

Impacto Social

Os nossos alunos participam em projetos com impacto social efetivo, que respeitam a sua motivação e interesses, e os envolvem de forma significativa e memorável em aprendizagens dinâmicas e experienciais. São já cidadãos ativos, responsáveis e esclarecidos, futuros cidadãos empenhados na construção de uma sociedade mais justa e solidária e na defesa de um planeta mais sustentável.

O Projeto BE KIND Uma Ponte Entre Gerações centra-se na temática da inclusão social, nomeadamente na importância da intergeracionalidade. São desenvolvidas diversas atividades que sensibilizam para esta temática e que desencadeiam uma mudança efetiva de comportamentos, contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva.

O Projeto BE BLUE Por um Oceano Mais Azul e um Planeta Sempre Verde, é um projeto de impacto social que mobiliza as comunidades educativas dos Colégios To Be para a causa da proteção do Oceano, mostrando que as escolas podem e devem ser agentes ativos nas comunidades locais e educar para a mudança presente e futura.

Fale Connosco

Conheça o projeto educativo do Colégio da Fonte
e garanta uma experiência de desenvolvimento
e aprendizagem individualizada e completa.