Sobre o Colégio

Educamos cidadãos empáticos,
resilientes e empreendedores

O que nos distingue

Educação Socioemocional

Implementamos com os nossos alunos programas específicos para desenvolvimento de competências socioemocionais. Trabalhamos aspetos como: autoconhecimento, reconhecimento de emoções, empatia, autoconfiança, relação com os outros, resiliência e crescimento pessoal.

Através de metodologias ativas e atividades de expressão corporal – meditação, relaxamento, dinâmicas de grupo, debates, etc. – asseguramos a educação integral dos nossos alunos, promovendo o bem-estar e a saúde psicológica, e contribuindo para que sejam crianças mais tolerantes e respeitadoras, com maior capacidade de autocrítica e de cooperação com os pares.

O que nos distingue

Aprendizagem Integrada da Língua Inglesa e Certificação Cambridge

O domínio da língua inglesa é um recurso indispensável e facilitador na adaptação a um mundo globalizado, no atual contexto de mobilidade, internacionalização e interculturalidade.

Os nossos alunos beneficiam de uma aprendizagem integrada da língua inglesa: em contexto imersivo e informal – naturalmente presente nas suas rotinas quotidianas – e em momentos académicos formais – aulas. Esta aprendizagem realizada em contexto escolar, através de experiências significativas do quotidiano, facilita a apropriação de uma segunda língua e a construção de uma relação de familiaridade e prazer com o novo idioma.

O ensino do inglês é realizado com o currículo, os recursos e a certificação da Cambridge University. Somos Cambridge Educational Partner e Cambridge Preparation Centre for English Qualifications.

O que nos distingue

Cidadania e Empreendedorismo

Trabalhamos ativamente para que os nossos alunos cresçam cidadãos com valores humanos sólidos, capazes de intervir de forma transformadora na sociedade. Formamos alunos autónomos, responsáveis e solidários, defensores dos direitos humanos, capazes de exercer os seus direitos e de respeitar os direitos dos outros.

Defendemos que a educação para a cidadania deve ser um processo participado, que incentiva os alunos à reflexão sobre temas individuais e coletivos, e à adoção de comportamentos alicerçados em ideais de justiça, igualdade e democracia. Para tal, desenvolvemos iniciativas, organizadas pelos alunos, que envolvem toda a comunidade escolar (alunos, pais, colaboradores) na concretização de um projeto educativo orientado para um desenvolvimento integral e equilibrado.

Colocamos os nossos alunos no centro da tomada de decisão e da aprendizagem, promovendo o empreendedorismo, através do desenvolvimento de competências de trabalho como a liderança, a tomada de decisão, a resistência ao insucesso e o trabalho em equipa.

O que nos distingue

Individualização e Educação Inclusiva

Acreditamos que os processos de ensino-aprendizagem se devem ajustar às necessidades de aprendizagem únicas de cada aluno, respeitando a sua individualidade. Privilegiamos a diferenciação pedagógica e todas as ações e estratégias integradas e flexíveis que asseguram a participação de todos e de cada aluno e a melhoria das suas aprendizagens.

A Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva assegura práticas inclusivas e a implementação das medidas educativas adequadas aos alunos, contribuindo para o desenvolvimento pleno do seu potencial socioemocional, cognitivo e físico, em articulação com toda a equipa educativa do Colégio e em parceria com as famílias.

O que nos distingue

Aprendizagem Ativa

Promovemos a participação ativa dos nossos alunos na construção e monitorização do seu processo de aprendizagem. Sob orientação dos docentes, os alunos são incentivados a refletir sobre a forma como aprendem e a autoavaliar o seu desempenho.

Com recurso a metodologias e atividades diversas – trabalho por projeto, trabalho de campo, trabalho cooperativo, debates, estudos de caso, entre outras – os alunos envolvem-se de forma mais significativa e efetiva, sendo levados a refletir sobre as temáticas abordadas e a expressar as suas opiniões, promovendo-se assim uma intervenção proativa na comunidade escolar e na sociedade.

Missão e valores

A nossa missão é, num ambiente familiar e acolhedor, contribuir para a Educação de crianças completas, realizadas, orientadas por valores sólidos e implicadas na construção de um futuro melhor.

Integridade, responsabilidade e respeito mútuo

Defendemos, na nossa comunidade educativa – junto de alunos, famílias e colaboradores – princípios de integridade, responsabilidade e respeito mútuo, que possibilitam uma convivência enriquecedora entre todos.

Abertura e cooperação

Reconhecemos a importância de uma comunicação direta e transparente, bem como da abertura e da recetividade a novas ideias, opiniões e experiências. Promovemos ambientes cooperativos e inclusivos, caracterizados pela confiança mútua, pelo respeito, pela tolerância e pela reciprocidade.

Ambiente familiar e afetivo

Valorizamos a construção de ambientes educativos familiares, que são espaços de encontro confortáveis, seguros e acolhedores. Incentivamos a colaboração, a proximidade e o estabelecimento de laços afetivos saudáveis e autênticos.

impacto social

Adotamos objetivos de desenvolvimento sustentável, comprometendo-nos com práticas alinhadas com padrões de gestão, éticos, sociais, ambientais e de qualidade. Promovemos o exercício de uma cidadania ativa, informada e responsável, com impacto social positivo na comunidade local e global.

Visão global e empreendedora

Assumimos uma visão global e empreendedora, que procura uma compreensão abrangente e integrada da Educação e do Mundo, considerando diferentes perspetivas e conceitos. Incentivamos o desenvolvimento de competências como o pensamento crítico, a proatividade, a tomada de decisão e a resiliência, assim como a capacidade para gerar novas ideias, agir sobre oportunidades e criar valor.

Aprendizagem ao longo da vida

Defendemos a aprendizagem contínua e o desenvolvimento pessoal, reconhecendo a importância da permanente atualização num mundo em rápida evolução. Encorajamos uma atitude proativa na procura de novos conhecimentos, oportunidades de aprendizagem e realização pessoal.

Fale Connosco

Conheça o projeto educativo do Colégio da Fonte
e garanta uma experiência de desenvolvimento
e aprendizagem individualizada e completa.

História

2007

O Colégio da Fonte surgiu em 2007, da visão de dois irmãos – Gonçalo e Diogo Fontes de Melo – de construção de um projeto educativo consistente e de elevada qualidade, valorizando o ensino precoce do inglês e o equilíbrio do desenvolvimento educativo e afetivo das crianças.

Construído na área de influência do Concelho de Oeiras, em Porto Salvo, fica acessível a parques de escritórios, como a Quinta da Fonte, o Lagoas Park e o Tagus Park, bem como a zonas residenciais já consolidadas, numa área em franco desenvolvimento económico e habitacional.

História

2021

Em setembro de 2021, o Colégio da Fonte integrou o grupo educativo Project To Be, tendo assegurado a continuidade do projeto educativo e da equipa. Com o Project To Be, há a renovação dos espaços e equipamentos, a introdução de novos projetos pedagógicos na área da ciência experimental, educação ambiental e educação alimentar, a promoção do desenvolvimento e formação contínua dos recursos humanos, bem como o estabelecimento de novas parcerias educativas, com vista ao enriquecimento da oferta aos alunos e famílias.