Marisa Barreto

Diretora Geral e Pedagógica

Funções

Desde setembro de 2021, após integração do Colégio da Fonte no grupo educativo Project To Be assume as funções de Diretora Geral e Pedagógica, em continuidade com as funções de Diretora Pedagógica que mantinha desde 2007, ano de fundação do colégio.

Integra ainda o Conselho Pedagógico do Project To Be.

Curriculum

A Marisa é licenciada, desde 2003, em Professores de 1.º Ciclo do Ensino Básico, pela Escola Superior de Educação João de Deus.
Exerceu funções de professora titular de 4.º ano no Jardim-Escola João de Deus da Estrela e Alvalade, durante 3 anos, e foi professora cooperante na prática pedagógica das alunas da Escola Superior de Educação João de Deus.

Em 2006, formou-se no Curso de Formação de Formadores CAP, tendo desempenhado funções como formadora em workshops e formações no âmbito dos materiais didáticos da matemática (Cuisenaire, Calculadores Multibásicos, Blocos Lógicos, Dons de Fröebel e Tangram).

É pós-graduada em Supervisão Pedagógica e Avaliação de Desempenho pela Universidade Católica, desde 2009. No âmbito de um projeto de intervenção de Pós-Graduação da Universidade Católica Portuguesa, implementou a gestão do processo de Avaliação Interna da Escola, alicerçado nos princípios da participação de representantes de todos os intervenientes na escola e na avaliação enquanto estratégia de sedimentação de uma identidade e de um processo de melhoria.
É Pós-Graduada em Didática da Matemática em Pré-Escolar, 1.º e 2.º Ciclos, pela Escola Superior de Educação de Lisboa, desde 2013.

Em novembro de 2006, aceitou o desafio de fundar o Colégio da Fonte, um projeto de raiz que se concretizou em 2007, onde assumiu a Direção Pedagógica, que mantém desde então. No Colégio da Fonte, ao longo destes anos, cresceu pessoal e profissionalmente, colaborando diariamente com uma equipa de excelência e contribuindo para o desenvolvimento das crianças, com vários projetos na área da formação pessoal e social. Implementou a Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade dos requisitos da norma NP EN ISO9001:2008, promovendo a divulgação e adoção de boas práticas de Gestão da Qualidade.

Nota pessoal

Sendo proveniente de uma família de músicos e cantores, a música é a sua paixão desde tenra idade. Pertenceu ao grupo Onda Choc e foi cantora profissional durante a sua adolescência, conciliando sempre os estudos com o trabalho. A partir de 2007, dedicou-se à família e à maternidade, tendo atualmente três filhos.

É Reikiana desde 2015 e tem um fascínio especial pela medicina e terapia holística como forma de melhoria da qualidade de vida física, emocional e espiritual.

Em janeiro de 2022 publica o livro “Já sei ler sozinho!”. Este livro foi escrito em 2020, durante o período de confinamento obrigatório devido à pandemia mundial Covid-19, quando se apercebeu da dificuldade do seu filho em ler, dada a inexistência de livros adequados à sua fase de aprendizagem no processo de alfabetização. Enquanto professora, concebeu um livro de leitura que permitisse ao seu filho a conquista progressiva das competências de leitura e que, ao mesmo tempo, promovesse a sua confiança e autoestima na leitura autónoma em voz alta para toda a família, desenvolvendo assim maior segurança e gosto pela leitura.