Jardim de Infância

PSICOLOGIA NO COLÉGIO DA FONTE

“O Psicólogo deve estudar a criança no seu meio natural e não na situação artificial de laboratório.”

Maria Montessori

A Psicologia, no Colégio da Fonte, assenta sobre a premissa base de intervenção integrada no seio escolar, numa colaboração estreita entre educadores, professores, técnicas de ação educativa e famílias, com vista ao acompanhamento e desenvolvimento dos alunos nas suas várias dimensões: académica, emocional e social.

Numa intervenção transversal às diferentes valências, especifica-se que, no âmbito da Creche e do Pré-Escolar, a psicóloga colabora com a diretora pedagógica e com as educadoras na deteção precoce de possíveis problemas de desenvolvimento e aprendizagem, estabelecendo conjuntamente as estratégias de intervenção oportunas para a sua superação, responsabilizando-se pelo seguimento e necessário encaminhamento dos mesmos. No final do ensino pré-escolar são avaliadas as competências básicas para o ingresso no 1ºCiclo do ensino básico, através da aplicação de uma Prova de Maturidade, que visa reconhecer e colmatar eventuais fragilidades.

No 1.º Ciclo do ensino básico, participa ativamente nas reuniões de conselho escolar, trabalha diretamente com a diretora pedagógica e junto dos professores, responsabilizando-se pelos casos que considere suscetíveis de intervenção, através de medidas de apoio. São desenvolvidas dinâmicas de grupo com os alunos, com vista à sua formação pessoal.

A Psicóloga responsável está com os alunos, no contexto de sala de aula,  uma vez por mês, a fim de observar as suas dinâmicas, interações e aprendizagens. Participa ativamente nas reuniões de pais e encontra-se disponível para outros momentos de conversa que se entendam necessários.

A metodologia psíquica preconizada é a dos afetos, pois só assim se entende eficaz o ensino/ aprendizagem que respeita a individualidade de cada criança.

“Cada criança nasce numa circunstância que, desde sempre e para sempre, não foi nem jamais será repetida. Numa circunstância única.” (João dos Santos).

É nesta circunstância única que nos debruçamos, e pretendemos contribuir para a formação de cada uma das crianças que passam por nós, reiterando o primordial objetivo: que sejam pessoas felizes!

Psicóloga responsável:

Andreia Martins