1.º Ciclo E.B.

1.º Ciclo

O aluno do Ensino Básico – I.º Ciclo passa por um período de importantes transformações, adquire novas competências cognitivas e formas de atuação social.

Privilegia-se, nesta fase, o desenvolvimento da leitura, da escrita e do cálculo. O aluno é o sujeito da aprendizagem e o ensino não é mera transmissão de conhecimentos, mas um processo interativo no qual se criam situações que possibilitam o confronto entre o conhecido e o novo para que novas estruturas se formem.

O trabalho é realizado de forma contextualizada e interdisciplinar. O professor é o mediador deste processo, com atitudes de firmeza e suavidade, criando ambiente adequado para despertar o interesse e a motivação pelo trabalho, tendo em vista a formação cultural e social do aluno, para que se torne cidadão responsável.