Área Educativa

Projecto Educativo

O Projeto Educativo a que nos propomos baseia-se em três pilares fundamentais para a formação e educação das crianças, cujos Pais e Encarregados de Educação nos confiam e que são os seguintes:

·         Princípio da dimensão pessoal;

·         Princípio da aquisição do conhecimento;

·         Princípio do exercício da cidadania, realizados através do desenvolvimento da personalidade, do saber e da convivência social e familiar.

Pretendemos igualmente ser uma escola de referência em termos de qualidade, segurança e profissionalismo. Uma instituição aberta às dinâmicas de mudança, incentivando e dinamizando mecanismos que visam à inovação de práticas pedagógicas e uma maior motivação para o sucesso educativo dos alunos.

O nosso Colégio existe em função destes, proporcionando-lhes um ambiente agradável, como um natural e saudável prolongamento do seu ambiente familiar.

A preocupação de formar cidadãos conscientes, atuantes, dotados de competências cognitivas, psicomotoras e sócio afetivas, orientou-nos para os princípios apresentados. Como tal, o aprender a ser, o aprender a conhecer e a fazer e o aprender a viver juntos devem ser os elementos fundamentais na formação dos nossos jovens, de modo a sentirem-se integrados no mundo em que vivem e a adquirir autonomia cultural, social e humana.

O Colégio da Fonte baseou-se num modelo de escola que dá uma enorme importância aos procedimentos e às estratégias cognitivas que conduzem o aluno à sua própria aprendizagem, mas também tendo em conta as normas, os valores ou os princípios que estão subjacentes ao contexto e processo de aprendizagem, nomeadamente:

a) Valorizar um ensino de qualidade.

b) Valorizar a formação para a cidadania.

c) Valorizar a formação da Comunidade Educativa.

Neste sentido, a escola é um local onde as pessoas podem dialogar, duvidar, discutir, questionar, compartilhar saberes; e onde há espaço para transformações, para as diferenças, para o erro, para a colaboração mútua e para a criatividade.